Os blogs existem há praticamente duas décadas. Seu uso hoje não se limita apenas a diários pessoais. Eles se espalharam por toda a web. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e o grupo em si) é conhecido como blogosfera. Nesse mundo, encontramos vários tipos de blogs:
Diários Eletrônicos ou blogs pessoais – blogs atualizados com pensamentos, fatos e ocorrências da vida pessoal de cada indivíduo, como diários. A principal característica desses blogs não é trazer informações ou notícias, mas simplesmente servir como um canal de expressão de seu autor.
Exemplo: http://assimdevera.blogspot.com/
Blogs de conteúdo ou jornalísticos – São blogs que se destinam principalmente à informação. Funcionam como muitas vezes como pauta para outros veículos jornalísticos. Trazem, como revistas eletrônicas, notícias, dicas e comentários sobre um determinado assunto. Os blogs são mais informais e geralmente dão mais ênfase à opinião do autor sobre o fato jornalístico do que ao fato em si. Por causa desta ênfase, embora seja bem diferente do “blog pessoal”, o blog de conteúdo tem um caráter muito mais pessoal do que o site tradicional.
Para escrever para um blog de conteúdo é necessário levar em consideração alguns critérios tais como: trazer uma visão nova, um site escondido, uma dica interessante, um ângulo novo; Quando não tiver nada a dizer, fique na sua. Regularidade demais atrapalha. No mar de lixo informacional, acredito que o diferente e relevante chamam a atenção; Seja breve em seus posts. Textos longos e blogs não rimam; Divida o texto em parágrafos pequenos; Crie comunidades em torno do blog, (o ICOX e outras ferramentas já permitem algo assim), enviando para eles os novos posts, ou escolha um local que tenha um RSS para colocar seu blog para que o leitor sempre te acompanhe, “sem sair de casa”;Tente se especializar em um assunto ou tema, algo assim fica mais fácil para dominar.
Exemplo: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
Publicações Mistas – São aquelas que efetivamente misturam posts pessoais sobre a vida do autor e posts informativos, com notícias, dicas e comentários de acordo com o gosto pessoal.Exemplo: http://www.pedrodoria.com.br/
Publicações Corporativas - São aquelas publicações, no qual, as empresas, utilizam o blog para divulgar seus produtos e se aproximar do público-alvo. Essa tendência é chamada de blog corporativo. De acordo com a revista Negócios da Comunicação, no Brasil, esse modelo ainda não tem muitas empresas adeptas, mas nos EUA e Europa, há mais ou menos quatro anos várias empresas começaram a utilizar essa ferramenta. Tudo surgiu quando as empresas perceberam o potencial das redes de relacionamento, como orkut, bem como na repercussão de conversas geradas em blogs. Empresas como a norte-americana McAffe e a espanhola Panda, que desenvolvem softwares antivírus, começaram a usar seus blogs para alertar o leitor sobre as armadilhas do mundo virtual. Segundo a revista, empresas grandes como a montadora GM e o banco HSBC também inveredaram por esse caminho.De acordo com Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo (São Paulo, Ed. Novatec, 2006), os blogs dessa categoria já nasceram com o objetivo de aumentar as vendas por meio da inovação em um meio de comunicação. Conforme informou a revista Negócios da Comunicação, no Brasil, um dos principais blogs corporativos é o da construtora Tecnisa. No blog da empresa, são abordados assuntos ligados a novidades na Tecnisa, links para reportagens de interesses dos clientes e assuntos de interesse geral.
Exemplos: http://www.blogtecnisa.com.br/ e http://www.pumatalk.com/blog/
Fontes: http://www.revistacomunicacao.combr/ - Revista da Comunicação, edição número 25 http://bocc.ubi.pt/
Raquel da Cunha RecueroDoutoranda em Comunicação e Informação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul e professorada Universidade Católica de Pelotas.http://www.websinsider.com.br/
Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus) e coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet.
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário