terça-feira, 25 de setembro de 2007

O mundo dos portais

Os portais são, na sua maioria, centros aglomeradores de conteúdo. Eles são também , muitas vezes, a porta de entrada na navegação de muitos internautas. A diferença básica entre um portal e um site, é que o portal é um aglomerador de conteúdo, tudo isso feito da forma mais dinâmica possível. E nos sites, os conteúdos são mais estáticos. O portal é uma ampliação do conceito de site.

Os portais surgiram no Brasil, no fim dos anos 90. Nessa fase, o objetivo principal era orientar a navegação na web. Hoje, suas aplicações se expandiram muito. Em um portal podemos encontrar: canais de busca, de conteúdos jornalísticos, comunicação instantânea (interatividade), provedor de acesso a internet, convergência multimídia (áudio, vídeo, texto), comércio eletrônico, dentre outras aplicações.

Uma das particularidades de um portal é sua atualização contínua e a interatividade com seu público.

Existem algumas categorias de portais. Os horizontais são aqueles que fornecem serviços genéricos e visam atender um maior número de pessoas possível. Exemplos: G1, uol, terra.
Dentre os portais horizontais temos os portais regionais, com conteúdos mais direcionadas para uma determinada região. Portal Verdesmares

Já os verticais atendem a uma demanda específica, tais como: americanas, siciliano.

As últimas tendências no mundo dos portais são os personalizados, nos quais o usuário organiza o conteúdo a ser visto da sua maneira e os portais corporativos, que são, na sua maioria, uma evolução das intranets.

Nesse último tipo, as empresas visam aprimoram o contato com o público interno e externo, por meio da melhoria do atendimento ao cliente, publicação descentralizada de conteúdo, aumento na segurança de informações

O jornalismo tem um papel fundamental no conteúdo de muitos portais. Nesse caso, o webjornalismo de portal, tem características particulares como atualização contínua, interatividade, convergência multimídia, hipertextualidade e personalização.

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