segunda-feira, 8 de outubro de 2007

MUNDO UNIFOR - GRIM

PESQUISA
Grupo de professores e alunos discutem a relação das crianças com a mídia
Após quatro de anos de pesquisas, o grupo já lançou um livro e trabalha em uma nova pesquisa

O grupo de Pesquisas das Relações Infância e Mídia (Grim) nasceu dentro da Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2003. O grupo foi idealizado pelas Profas. Inês Sampaio, Andréa Pinheiro e Alessandra Cavalcante com o objetivo de discutir as noções da infância, suas transformações e qual o papel da mídia no processo de construção da identidade dessas crianças e adolescentes.

De acordo com a as professoras responsáveis pela criação do Grim, outros interesses permeavam as discussões no grupo. “Desde o início, o grupo partilhava a compreensão e que era importante ultrapassar as leituras maniqueístas da mídia”.

Após três anos de pesquisas, o grupo teve o fruto de suas discussões, análises e debates transformados em livro. Mídia de Chocolate – Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação foi originado de uma coletânea de artigos de professores e alunos que faziam parte ou estavam ligados ao grupo de pesquisa.

Sobre o nome do livro Mídia de Chocolate, as professoras salientam que traduz o universo lúdico próprio da criança e do adolescente. “Como o chocolate, ela fascina e dá prazer, atuando como poderoso estimulante, mas sem qualidade e ou consumida em excesso, pode provocar sérios danos”.

Em 2004, a professora Inês Sampaio deixou a Unifor e fundou o Grim da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na Unifor, as professoras Alessandra Cavalcante e Andréa Pinheiro estão coordenando as reuniões e debates do grupo.

O Grim Unifor conta hoje com 11 alunos que se reúnem todas as segundas e terças no Laboratório de Rádio da Universidade,
no bloco Q.

Atualmente, os professores e alunos estão trabalhando em uma pesquisa entitulada "A Criança e o Consumo de Mídia", em toda Grande Fortaleza, visitando escolas particulares e públicas. O objetivo é descobrir o que as crianças estão vendo na TV, no rádio, jogos eletrônicos, literatura e internet.

Essa pesquisa foi um dos principais assuntos na "Mesa Redonda sobre Infância e Consumo", realizada no último dia 2 de outubro, durante as atividades do Mundo Unifor. No evento aconteceu um encontro inédito. Alunos do grupo de pesquisa da UFC participaram do debate juntamente com os alunos que compõe o Grim da Unifor.



P.S: Para saber mais sobre a mesa redonda realizada no Mundo Unifor, visite o blog do Marcelo Bloc. E para obter mais detalhes sobre a nova pesquisa do Grim vá até o blog do Vladimir.

Nenhum comentário: