terça-feira, 16 de outubro de 2007

SEMINÁRIO IV

A polêmica em torno da Web 2.0

O termo Web 2.0 foi lançado em 2004 pela O’Relly Media,de propriedade de Tim O’Reilly. Segundo ele, "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva".

De forma simplificada, Web 2.0 seria a segunda geração da internet, na qual os usuários têm uma participação efetiva na construção de conteúdos.

De acordo com o site Folha Online, “o termo Web 2.0 reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo”.

Alguns críticos do termo afirmam que se trata apenas de uma jogada de marketing. O debate está apenas começando. Enquanto não se chega a uma conclusão, algumas ferramentas da internet atualmente são consideradas como sendo Web 2.0, devido a suas características. AdSense, Blogs, RSS, e Wikis que são páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso são alguns exemplos do que estão chamando de web 2.0.

De acordo com a afirmação de Juliano Spyer, especialista em mídia social e projetos colaborativos na Web, em artigo publicado no site webinsider, “...não houve quebra de paradigma que justifique a denominação Web 2.0”. Para ele, a melhor definição para o termo seria a de Mídia social e internet colaborativa. “Esses termos descrevem mais precisamente a característica que diferencia a internet das mídias tradicionais", ressaltou Spyer.

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